O direito possui uma infinidade de jargões e termos jurídicos, criados com a finalidade de facilitar a compreensão de determinadas situações, além de proporcionar um linguajar próprio para os profissionais de direito.

Contudo, como a maioria dos termos descende justamente do latim, alguns jargões acabam possuindo uma difícil compreensão, aplicação e pronúncia, principalmente para quem não está familiarizado com esse tipo de termo jurídico.

“Stricto Sensu” é um caso comum dentro desse tipo de jargão, mas que ao se analisar com calma, pode ser compreendido mesmo pelos mais leigos.

Definição

Stricto sensu (“stricto sênsu”) consiste em uma expressão latina cujo significado é “em sentido específico”, ou seja, uma oposição ao “sentido amplo” (lato sensu) de um termo.

O termo também pode ser usado no âmbito do ensino, referindo-se ao nível de pós-graduação que titula o estudante como mestre ou doutor em determinado campo de conhecimento.

Cursos lato sensu e stricto sensu

Atualmente é possível se encontrar diversas opções de cursos de especialização no mercado, e cada vez mais, esses cursos são procurados pelos profissionais e estudantes que buscam por melhores oportunidades de emprego. Isso faz com que os cursos de pós-graduação sejam cada vez mais valorizados, procurados e necessários.

Em algumas áreas, é comum que os estudantes recém graduados, já procurem imediatamente pela pós-graduação. Contudo, é comum que alguns desses estudantes ainda possuem certas dúvidas sobre qual pós-graduação irão escolher.

Vale lembrar que no Brasil, os cursos superiores que possuem como pré-requisito uma graduação, são considerados como pós-graduação, sendo chamados também de especialização, MBA (master of business administration), mestrado ou doutorado.

Existem duas opções de pós-graduação em direito no Brasil que são divididas justamente em em Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Cursos stricto sensu

Os cursos de pós-graduação classificados como stricto sensu, são aqueles onde os alunos são colocados de forma imersiva em processos de capacitação bastante demorados. Após a formação em determinadas disciplinas, existe um longo período dedicado à formulação de um problema inédito que contenha em a “semente de um novo conhecimento”. Uma pesquisa stricto sensu é estrita, já que é voltada para uma singularidade no tecido teórico da área de pesquisa em questão. Os cursos stricto sensu tem como objetivo a produção de dissertações e teses que acabam formulando e comprovando algumas teorias novas para o entendimento de determinados fatos e de suas relações. Os cursos stricto sensu aplica também teorias já conhecidas em problemas novos.

Cursos lato sensu

Em contrapartida ao stricto sensu, existe também o lato sensu, cujo êxito é alcançado quando os alunos, além de serem bem-sucedidos nas avaliações das disciplinas, devem também produzir uma monografia ao longo do período de duração dos cursos. A atividade de pesquisa que produz essas monografias possui um sentido amplo (lato sensu), já que a ideia consiste na aplicação de ferramentais teóricos que são aprendidos durante o curso para a solução de problemas específicos da área de estudo.

Mantenha-se informado no blog Mazloum, onde você confere notícias, curiosidades e informações sobre termos jurídicos e novidades do mundo da advocacia.