O Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade de não apenas valorizar o trabalho e o crescimento da presença feminina em diversos segmentos, como também dar o devido destaque para as figuras responsáveis por esse processo. Na advocacia brasileira, um excelente exemplo está em Bernadete Neves Pedrosa.
Bernadete foi a primeira mulher a ser admitida na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, em 1965. Este é um marco importante, dado ao próprio período de lutas por direitos e espaço na sociedade.
Bernadete Neves tem papel fundamental nessa trajetória, e vamos contar um pouco dessa história para você.
Quem foi Bernadete Neves Pedrosa?
Nascida em 16 de Maio de 1931, Bernadete teve uma trajetória fundamental para a presença feminina nas cadeiras docentes até então preenchida apenas por homens. Primeiramente formada em filosofia, ingressou na UFPE em 1955 para o curso de Direito, formando-se em 1959.
Após ser admitida como professora em 1965, lecionou por anos a fio na Universidade Federal do Pernambuco. Além da Teoria Geral do Estado, sua principal área de atuação, não deixou a advocacia de lado, atuando na profissão, além de ter trabalhos escritos na área de filosofia.
Posteriormente, foi admitida na Academia Pernambucana de Letras Jurídicas – APL, ocupando a cadeira 29. Daqui, foi diretora cultural, tendo papel atuante na gestão promovida pelo professor Dr. Luiz Pinto Ferreira. Seus trabalhos seguiram até 1998, quando se aposentou, laureada por sua carreira bem sucedida.
Falecimento e legado
Bernadete Neves Pedrosa faleceu no dia 7 de Novembro de 2013, aos 82 anos, de infarto do miocárdio e trombose. Antes disso, em 2006, ela foi eleita professora emérita na mesma Universidade Federal de Pernambuco que a aprovou anos atrás.
Toda a trajetória de Bernadete é ovacionada e relembrada como um exemplo importante a ser seguido. Mais do que a presença feminina nos meios jurídicos, é ter suas vozes e decisões com peso tão grande quanto a masculina, buscando uma sociedade mais igualitária.
Inspire-se! Nesse dia internacional da mulher, vamos valorizar as figuras importantes para nossa história.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.