17
ago 2022
Novo RG: O que muda?
Você sabia do novo rg? Não é de hoje que os sistemas de identidade possuem suas atualizações para quem fiquem mais acessíveis e seguras na forma de uso. E a mais recente traz como novidades a integração com os meios digitais, necessários para viagens exteriores, inclusive.
Essencialmente, a nova carteira de identidade, além de integração com os modelos digitais, também agrega uma série de outros documentos junto ao RG. Dessa maneira, além de facilitar a identificação, ela também evita a necessidade de tantos documentos juntos para o usuário, o que por consequência também traz segurança.
Até então, era possível agregar CPF, CNH, título de eleitor e tipo sanguíneo ao Registro Geral. Agora, é possível incluir PIS/PASEP e outras documentações. Além disso, o novo RG também está dentro dos padrões internacionais praticados pelo Mercosul, o Machine Readable Zone. Vamos entender em detalhes como ele funciona na prática.
As mudanças do Novo RG
A ideia do novo RG é bem simples: deixar, em um único documento, todas as informações referentes ao cidadão. A identificação, tanto online como offline, será feito na forma de uma identificação eletrônica com o CPF e um QR Code personalizado. Ou seja: a partir do novo documento, você não precisa mais do número da carteira de identidade, apenas do CPF.
Outro detalhe importante é que o documento, a partir de agora, terá um visual único para todo o território internacional. Até então, cada estado possuía seus padrões visuais, embora muitas das informações conversassem.
Quanto à segurança, o usuário pode não só centralizar todos os documentos em um único local, como também criar seus padrões de segurança da maneira que achar melhor. Assim, o intuito é garantir um nível apurado de proteção, que pode ser potencializado pelo próprio cidadão;
O processo de implementação do novo RG, entre cadastros e a entrega dos documentos, está previsto para Março de 2023.
Como emitir o novo RG?
É bem simples fazer o pedido para o novo RG.
- Vá para a Secretaria de Segurança Pública do seu estado.
- O cidadão terá um recolhimento de uma impressão digital e foto, cadastrado na Base de Dados de Identificação Civil Nacional.
- Após o cadastro biométrico, baixe o aplicativo DNI e faça o pré-cadastro.
- Com o pré-cadastro concluído, termina o preenchimento em data marcada pela Secretaria de Segurança Pública.
Posso manter o RG atual?
Sim, é possível manter o RG atual por um tempo de validade de 10 anos a partir do envio das novas documentações. Para quem possui mais de 60 anos, o novo RG é opcional.
Com essas mudanças, o Novo RG vai tornar a vida dos cidadãos mais segura e com mais autonomia para uma série de processos. Não deixe de fazer o pré cadastro, para evitar limitações em processos que dependem da sua documentação. Até o próximo artigo.