16
jun 2021
As funções principais do advogado trabalhista
Dentro dos segmentos jurídicos, certamente o advogado trabalhista é um dos prestigiados e requisitados, sendo também um dos mais bem remunerados dentro do direito.
Esse profissional se responsabiliza por diferentes casos, podendo atender empresas, empresários, funcionários e tudo que envolve as relações entre as pessoas e meio de emprego.
Analisando um pouco mais adentro, é possível reconhecer melhor o valor desses profissionais, assim como as principais funções que um advogado trabalhista exerce dentro desse segmento tão específico.
Definições do Direito Trabalhista
Como mencionado anteriormente, cabe ao Direito Trabalhista regulamentar as relações em que o contratado exerce suas atividades profissionais sob o comando, a direção e a orientação de um contratante. Para isso, é necessário que o funcionário receba uma determinada quantia em dinheiro, deixando assim o seu esforço e competências à disposição do empregador, e dentro de uma jornada de trabalho previamente estabelecida.
Cabe à legislação laboral regular as relações entre as categorias de empregadores e empregados, que são geralmente representados por sindicatos. Fora isso tudo, quando existe algum conflito em determinado setor, normalmente é recorrido apoio de um conjunto de etapas previamente conhecidas que buscam uma solução ao lado dos juízes trabalhistas.
O que faz um advogado trabalhista?
Um advogado trabalhista costuma ser qualificado de duas formas: o de conhecimento do Direito em geral da legislação trabalhista e da argumentação jurídica; e o de qualificação na habilitação legal para fazer requerimentos junto aos magistrados.
Diante desses pilares, cabe ao advogado trabalhista exercer suas atividades em uma série de serviços, tais como:
- receber possíveis problemas jurídicos de sindicatos, empregadores ou empregados;
- tomar as devidas providências a fim de evitar possíveis processos e fazer acordos (advocacia preventiva);
- atuar em processos judiciais, defendendo assim os interesses de um lado da demanda (advocacia contenciosa);
- acompanhar o andamento de alguns processos e também da realização de audiências;
- coletar provas que ajudem a fundamentar o direito do cliente;
- auxiliar empresas para adaptar seus setores de Recursos Humanos (RH) de acordo com as exigências legais;
- realizar consultorias a respeito de questões jurídicas trabalhistas;
- analisar e elaborar documentos trabalhistas, tais como contratos, termos de compromisso e acordos.
Quando em sua atuação, o profissional pode ser autônomo ou ser empregado em uma determinada organização. Fora tudo isso, em determinados casos, como em empresas estatais, é possível que o profissional opte por um advogado público, desde que também tenha especialidade no segmento trabalhista.
Mantenha-se informado no blog Mazloum, onde você confere notícias, curiosidades e informações sobre termos jurídicos e novidades do mundo da advocacia.