Ainda que muitos países de primeiro mundo (EUA, Canadá, países europeus) sejam os principais destinos de migração, estabelecendo moradia e garantindo direito de estrangeiros que são acolhidos como cidadãos residentes desses lugares.

Essas mudanças podem variar entre diferentes motivos, que vão desde guerras e desastres naturais, até interesses econômicos. 

E ainda que, em uma visão internacional, o Brasil esteja longe de ser um dos principais destinos de migração atualmente, esse processo é bem comum por aqui, principalmente para pessoas oriundas de outros países sul americanos.

Atitudes importantes no processo de migração para o Brasil

Vamos analisar agora alguns processos para realizar o procedimento de migração aqui no Brasil, e também alguns cuidados importantes a serem tomados.

O idioma é o mais importante

Diferente de uma viagem de lazer, onde é esperado que as pessoas anfitriãs estejam preparadas para receber turistas, quando se trata de um processo de imigração, é o estrangeiro que tem que se adaptar aos costumes do país destino. E o primeiro passo é se acostumar com o idioma.

Evidentemente que nenhum estrangeiro precisa entender todas as regras da língua portuguesa, até porque até mesmo a maioria dos brasileiros também não sabe, mas é necessário aprender o básico para entender o que é falado e também para falar. 

E ainda que boa parte do idioma seja aprendido com o passar da convivência no país, quanto mais se souber antes da devida imigração, mais fácil será a adaptação.

Conseguir um bom emprego

Uma das maiores dificuldades de um estangeiro no Brasil é arrumar um trabalho com carteira assinada. Muitas pessoas ainda carregam um preconceito muito grande com imigrantes, o que acaba levando a empregos informais. 

Esse pensamento tem sido combatido, fora muitas pessoas que têm se conscientizado da importância de se receber os estrangeiros de maneira humana e caridosa. 

Contudo, enquanto ainda existir preconceito, a principal arma do imigrante é a diminuição dos níveis de exigência. Ou seja, não ter muitos critérios na hora de procurar um emprego, e tentar aos poucos ir se formalizando e juntando um dinheirinho. 

Documentação para estrangeiros

Receber pessoas estrangeiras em um país nem sempre é um processo simples, já que muitas vezes envolve todo tipo de dificuldades, indo de diferenças culturais, até mesmo ao preconceito. 

A nova Lei de Imigração (13.445/2017) é uma grande aliada para facilitar todos esses processos, desburocratizando e facilitando a vinda e a acomodação dos imigrantes. 

Contudo, existem documentos necessários para quem deseja viver de maneira legal no Brasil:

  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), o “RG” de imigrantes;
  • Carteira de trabalho comum;
  • CPF, para abrir conta em banco ou alugar e comprar imóveis;
  • CNH, caso precise de um carro.

É necessário, também, que o estrangeiro que pretende morar no Brasil apresenta uma permissão de residência, que pode ser feita de duas maneiras: 

  • Caso a permissão esteja no exterior, é necessário que o pedido seja feito junto ao consulado brasileiro do respectivo país de origem; 
  • Caso a permissão esteja no Brasil, o solicitante deverá regularizar a situação com a ajuda do Ministério do Trabalho ou da Polícia Federal.

Ainda que a Lei de Imigração ajude a facilitar muitas burocracias, o estrangeiro ainda precisa passar por muitos desafios antes de firmar de vez uma moradia e um emprego legalizado aqui no Brasil.

Mantenha-se informado no blog Mazloum, onde você confere notícias, curiosidades e informações sobre termos jurídicos e novidades do mundo da advocacia.