Poucas épocas do ano conversam mais com vendas do que a Black Friday, realizada anualmente antes do Natal.

A data surgiu nos 60, na Filadélfia, e consiste em um dia especial onde o comércio de modo geral reúne promoções e descontos únicos, específicos daquele dia, o que consequentemente atrai sempre um número recorde de clientes.

No Brasil, a data é muito comum para queima de estoque, de forma que o varejo já fique preparado para receber as promoções e produtos de Natal.

É muito importante que o consumidor fique atento às lojas que levam a data a sério, e também ter uma noção dos direitos cabíveis.

Falsos descontos

Ainda que seja bastante antiético, não é incomum encontrar estabelecimentos que oferecem falsos descontos durante a Black Friday. A estratégia consiste em anunciar os preços dos produtos, dando sempre destaque ao suposto valor que essas mercadorias possuíam antes do período de promoção.

Contudo, esses valores anteriores muitas vezes são totalmente falsos, e o comerciante, ao invés de estar levando o produto com preço reduzido, na verdade está pagando o valor normal.

Certamente esse tipo de problema é muito difícil de ser identificado e provado, portanto cabe ao consumidor ficar atento, buscando sempre os estabelecimento mais confiáveis e de preferência aqueles cujo os preços reais dos produtos possam ser consultados previamente e de forma acessível.

Devolução de produtos

Muita gente não sabe, mas o consumidor tem sim o direito de devolver produtos adquiridos na Black Friday. Essa troca deve ser feita em até sete após a realização da compra, ou, em caso de produtos comprados pela internet, sete dias após o recebimento do produto.

Essa troca vai além da política de trocas e devoluções do estabelecimento comercial ou da existência de eventual defeito.

Produtos defeituosos

Existe uma possibilidade, ainda que um pouco mais raro que os falsos descontos, de que os estabelecimentos possam estar vendendo produtos defeituosos.

Isso acontece quando os produtos possuem algum tipo de defeitos, muitas vezes pouco perceptível e sem relevância, mas que são vendidos normalmente, como se fossem produtos normais.

Por mais que a comercialização de produtos com defeitos mínimos seja comum, é errado da parte do comércio vender esses produtos como se estivessem em condições perfeitas. O mais correto seria que a comercialização desses itens já fosse realizada com descontos nos preços, justamente para compensar os defeitos mínimos, que devem sim ser enaltecidos para os consumidores.

Caso algum comprador note que o produto adquirido possui algum defeito, o mesmo deverá solicitar o troca do produto por outro em perfeitas condições, ou receber o valor do produto de volta em forma de dinheiro ou de desconto em outros produtos.

Tendo uma noção de como funciona a Black Friday e o comércio como um todo, fica mais fácil para o consumidor evitar qualquer tipo de problema, fazendo assim excelentes e produtivas compras.