23
mar 2022
O que é preciso para entrar no Brasil?
Entrar no Brasil, assim como em outros países, está relacionado não apenas a questões jurídicas, como também sanitárias e de visto. De maneira geral, o acesso ao país é menos burocrático em relação a outras nações de grande porte, como os Estados Unidos, por exemplo, porém não isento de detalhes de suma importância.
A começar: existem diferentes tipos de entradas no Brasil, enquanto turista, enquanto profissional e enquanto residente. Ao buscar o visto para cá, é preciso atentar-se nesses detalhes, para que todo o processo seja rápido e garantido para os interessados.
Vamos esclarecer todos esses pontos para que possa entrar no Brasil de forma correta, dentro dos conformes da lei.
Quais são os aspectos mais importantes para entrar no Brasil?
Tão importante quanto as documentações necessárias para investir na entrada do Brasil, estão as restrições que os viajantes devem ter noção. Diante da situação atual no mundo, as atuais restrições referem-se aos seguintes aspectos.
Estão restritos voos dos seguintes países:
- África do Sul;
- Botsuana;
- Reino de Essuatíni;
- Lesoto;
- Namíbia;
- Zimbábue.
Caso o viajante ou imigrante tenha passado por esses países durante um período de até 14 dias antes de vir para o Brasil, também está com seu acesso restrito. Dito isso, vamos aos pontos importantes para a entrada no Brasil.
Documentação necessária para entrar no Brasil
De forma geral, para entrar no Brasil é preciso um passaporte válido, bem como cartão de entrada e saída preenchidos. Esse documento deve ser mantido com o viajante, e caso saia do Brasil, será recolhido pela Polícia Federal. Esse documento é fornecido pelas companhias aéreas.
Outros documentos são necessários sob condições específicas. Confira a seguir.
- Estrangeiros residentes (temporário ou permanente): junto do passaporte, deve possuir a cédula de identidade de estrangeiro, ou pedido de regularização pela Polícia Federal.
- Estrangeiros do Mercosul: precisa apenas do documento de identidade junto ao passaporte. Não é necessário o registro na Polícia Federal para fins de turismo, atividades esportivas e artísticas, e negócios.
- Estrangeiros viajando para o Brasil: por fim, para viagens a turismo ou permanente, é preciso o visto do país de origem. Em países que não exigem visto de brasileiros para entrarem, há a reciprocidade de acesso. A exceção vai para os Estados Unidos: enquanto é possível a americanos virem para cá sem visto, o contrário não é possível.
Saiba mais como investir no Visto para Estrangeiros no Brasil, confira no site do Itamaraty.
Se você precisa entrar no Brasil e ainda está com dificuldade para conseguir toda a documentação necessária para vir, oferecemos assistência para realizar esses processos de forma assertiva. Até o próximo artigo!