O trabalho de secretária é um dos mais reconhecíveis e importantes do meio administrativo, sendo considerado uma das bases da organização de muitas empresas. 

E ainda que seja uma profissão muito procurada e praticada em todo o mundo, muitas pessoas têm dúvidas sobre as reais funções que uma secretária. Justamente por isso, e relembrando o 30 de setembro, que é comemorado o dia da secretária, selecionamos algumas informações úteis sobre essa profissão.

As reais funções da profissão de secretária

Segundo a lei oficial da categoria, cabe à secretaria as funções de realizar o agendamento e cancelamento de compromissos, eventos e viagens, além de atender clientes externos e internos, controlar documentos e correspondências e também participar de reuniões na elaboração de atas e pautas.

Em resumo, a secretária assume a função de “Staff”, ou seja, uma espécie de assistente e assessora, e por vezes até mesmo uma porta-voz de uma empresa ou empresário.

Uma secretária possui uma média salarial de R$ 1.382,72, fora alguns vários benefícios e horas extras que podem ocorrer ocasionalmente. 

A imagem da empresa

A secretária é vista como a alma e imagem de uma empresa, e assim como uma recepcionista, costuma ser o primeiro contato humano que muitos parceiros e clientes têm com a empresa.

Justamente por isso, a secretária costuma ser um exemplo de boa conduta, de paciência, de simpatia, de elegância e de educação, o que é reforçado ainda mais com uma boa aparência. 

Por mais que pareçam detalhes, esses pontos devem ser sempre enaltecidos, já que fazem total diferença no dia a dia de qualquer empresa séria. 

A secretária é de fato o espelho da empresa, refletindo suas virtudes, força e potencial de negócio, tudo executado com discrição, comprometimento e profissionalismo.

Uma secretária deve exercer iniciativa própria, estar sempre atenta e deve ouvir as outras pessoas com atenção. Suas tarefas devem ser terminadas sempre no horário, obedecendo sempre o que o cargo exige.

Secretárias e secretários

Costuma-se associar a profissão de secretária com mulheres, justamente por que na origem da profissão, em uma época ainda mais conservadora e patriarcal, a mulher era o sinônimo de organização e cuidado, ou seja, o perfil ideal para exercer a função. 

Com o passar dos anos, foi ficando ainda mais comum a incursão de homens para designar o serviço de secretário, e hoje em dia, por mais que ainda seja uma profissão associada com mulheres, é mais comum de se ver homens secretários, assim como homens recepcionistas, que também exercem a função de espelhar os valores da empresa por meio de um trabalho bastante profissional e uma boa postura e educação.

Mantenha-se informado no blog Mazloum, onde você confere notícias, curiosidades e informações sobre termos jurídicos e novidades do mundo da advocacia.