Sim, precisa se preocupar. Via de regra, antes de fechar a empresa, é necessário transferir todas as dívidas do CNPJ para o CPF dos sócios.

Como fechar uma empresa com dívidas

Cada tipo de empresa tem uma maneira correta para ser encerrada, mesmo que possua dívidas abertas:

MEI: A baixa é definitiva, e antes de encerrar as atividades é necessário quitar os valores do DAS do mês de abertura, até o mês de encerramento do negócio. As dívidas do CNPJ serão transferidas para o CPF da pessoa física.

Micro Empresa e Pequena Empresa: Assim como a MEI, as dívidas serão transferidas para o CPF do sócio. Por conta dessa transferência, é importante que o empreendedor verifique se possui alguma pendência fiscal, para não ser cobrado posteriormente

Sociedades: Para o fechamento de sociedades é definido um sócio liquidante, que ficará responsável  por compromissos financeiros (recebíveis e passivos) da empresa que será fechada.

Cobrança de débitos de uma empresa fechada

Como falamos anteriormente, os débitos não acabam quando a empresa fecha.

Débitos com a Receita Federal: podem ser parcelados, mas em caso de inadimplência o órgão pode acionar a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para fazer a cobrança e receber os valores.

Débitos trabalhistas: os débitos trabalhistas precisam ser pagos antes do fechamento da empresa. Caso ainda existam débitos trabalhistas não pagos, os empregados podem entrar com ação judicial e se não forem feitos os pagamentos devidos, será solicitado a penhora de bens de um dos sócios até que se arrecade o suficiente para os pagamentos.

Diferença entre fechamento e processo de falência

Uma empresa pode solicitar o fechamento por diversos fatores e não só financeiro. Pode ser que o empreendedor não queira mais atuar neste ramo, ou a sociedade resolveu terminar por diversos motivos.

Já a falência é o processo que os credores solicitam quando uma empresa está com dívidas e não tem saldo suficiente para pagar suas dívidas. Então é realizada uma apuração para a venda dos bens da empresa para pagar as dívidas.

Para que não haja problemas posteriores, quando decidir fechar sua empresa, negocie com seus credores, parcele suas dívidas e assim, não terá problemas futuros.
Se precisar de ajuda, procure um escritório de advocacia que trabalhe com assessoria empresarial e assim, poder recomeçar a vida em paz.