O final de um ano, e o início de um novo, simbolizam muito mais do que a troca de calendários e atualizações de agendas. Para muitos, essa é uma época de renovação e mudanças na forma de pensar e agir.

Tendo em vista uma maior sensibilidade comum entre as pessoas durante essa época do ano, se torna bastante relevante relembrar a importância de determinadas responsabilidades do cidadão durante o final desse ano tão conturbado da nossa sociedade.

Em tempos de covid

Nenhum assunto teve tanta importância em 2020 como a atual pandemia de covid-19, ocasionada devido a transmissão do coronavírus.

Essa pandemia histórica mudou totalmente a vida das pessoas, que precisaram passar a maior parte do ano confinadas em quarentena, a fim de diminuir a transmissão do vírus.

Contudo, como todos sabemos, a pandemia, por mais que tenha demonstrado números de mortes cada vez menores, ainda não acabou, e muitas regras de convivência em prol da saúde, ainda devem ser respeitadas.

Natal e Ano Novo costumam ser datas consideravelmente festejadas no Brasil, e a euforia do momento pode levar a população a tentar abrir algum tipo de exceção da pandemia, e passar a simplesmente ignorar a situação.

É evidente que as festividades não podem passar em branco, mas dada a situação atual, é de responsabilidade do cidadão evitar as aglomerações, principalmente com pessoas desconhecidas,  e caso não resistem em realizar uma confraternização, que a façam de forma consciente e de preferência com familiares próximos.

A pandemia pode ter amenizado, mas ainda existe e não vai se encerrar tão cedo.

Responsabilidade trabalhista

As festividades de fim de ano são muito respeitadas pela população e cabe aos empresários ter uma noção dessa importância, oferecendo diferentes benefícios para os funcionários.

É muito comum que diversos estabelecimentos nem sequer funcionem durante os feriados, dando aos funcionários o dia de folga. Contudo, para os funcionários que irão trabalhar, é necessário que exista algum tipo de compensação por trabalhar no feriado.

Cabe aos administradores realizarem esse tipo de negociação com seus funcionários, a fim de manter as relações trabalhistas em perfeita harmonia.      

Com a ideia de renovação em mente, e o fator humano mais aflorado, a boa convivência social do final do ano pode ser o início de uma verdadeira transformação na vida de cada cidadão, que poderá passar por uma verdadeira transformação, e tendo em mente as responsabilidades de cidadão, poderá fazer dessa sociedade muito mais harmoniosa e acolhedora.

Mantenha-se informado no blog Mazloum, onde você confere notícias, curiosidades e informações sobre termos jurídicos e novidades do mundo da advocacia.

AVISO IMPORTANTE: Em razão das festividades de ano, estaremos em recesso, com retorno às atividades no dia 11/01/2021.